sábado, 20 de setembro de 2008

MÍDIA IMPRESSA A SERVIÇO DA INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

TEMA: Interatividade na Educação












OBJETIVOS
Sensibilizar e capacitar os gestores educacionais, coordenadores e professores para que promovam interatividade nas escolas onde atuam, através da mídia impressa e digital, transformando-se em agentes multiplicadores de práticas interativas.

PÚBLICO A SER ENVOLVIDO
Professores, coordenadores e gestores escolares da rede pública estadual de Imperatriz.

JUSTIFICATIVA
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação vem a romper barreiras espaço-tempo, possibilitando a comunicação à distância, a interação de professores e alunos, e principalmente o planejamento de atividade que promovam a interatividade, que é a grande chave-mestra que motiva, inova e facilita o processo de construção de conhecimentos, principalmente em atividades de colaboração e cooperação.A educação de hoje, nas nossas escolas públicas principalmente as estaduais, carece de mudança no que diz respeito às posturas de nossos professores e gestores, planejamentos (rever antigas metodologias), revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, enfim, de uma nova roupagem para que o processo de construção de conhecimento aconteça a contento. Com o suporte das TICs, aliado à capacitação de gestores e educadores, as atividades pedagógicas tendem a melhorar substancialmente, com propostas mais motivadoras, interativas e participativas.
MÍDIAS UTILIZADAS
• Vídeo: Sensibilização e introdução ao conteúdo
• Mídia impressa: Leitura interpretação individual do texto
• Internet: Leitura de hipertexto, vídeo e participação no Portal do Professor
• Laboratório de informática: suporte tecnológico para viabilização do uso das mídias.

ATORES E PAPÉIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR
• Professores multiplicadores: orientar, organizar, motivar e desencadear as ações propostas, visando sensibilização e capacitação de professores e gestores escolares.
• Gestores, coordenadores escolares e professores: Leitura, cadastro e participação em fórum de discussão

DINÂMICA DA ATIVIDADE
Apresentação e sensibilização dos cursistas através do vídeo disponibilizado no site youtube como introdução ao assunto.
Leitura on-line de um texto do gênero entrevista, com o sociólogo Marcos Silva. Esta entrevista, que tem como tema INTERATIVIDADE LIBERTADORA, está disponível na internet no site do Educarede.
Após a leitura do texto, os cursistas serão convidados a fazer o cadastro no Portal do Professor, onde irão participar de um fórum de discussão, onde terão oportunidade de expor suas reflexões e idéias sobre o assunto.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Esta atividade será desenvolvida em uma capacitação direcionada a gestores, professores e coordenadores, no mês de outubro, com uma carga horária de 4h/a para sua execução.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e levará em conta a participação efetiva dos cursistas nas atividades propostas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

SILVA, Marcos. Interatividade Libertadora. Educarede, Internet & Cia, Informática na escola, São Paulo, 2002. Entrevista concedida a Daniela Bertocchi Seawright. Acesso em 19/09/2008.

UNICAMP. Bases Preliminares para um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Interatividade. Acesso em 02/04/2008.

VASCONCELOS, Claudia. Educação Interativa. DAcesso em 19/09/2008.


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